Archive:Terms of Use 2012/Introduction/pt-br

From Wikimedia Foundation Governance Wiki
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Na sequência de um processo histórico de edições e comentários da comunidade, os Termos de Uso da Wikimedia (ToU) foram atualizados. A versão revisada recentemente pode ser visualizada aqui e entrará em vigor em 25 de maio de 2012.

A versão atualizada dos ToU é o resultado de um processo colaborativo único que incorporou mais de 200 edições e 4500 linhas de discussão. Há mais de 140 dias, a comunidade Wikimedia revisou, redigiu e reformulou atualizações propostas para os ToU, resolvendo mais de 120 problemas. Nunca antes, os ToU de um grande site foram elaborados por meio de um esforço tão interativo e colaborativo.

O Conselho de Curadores formalmente aprovou o projeto finalizado os termos atualizados em 6 de março de 2012. Entre outras coisas, esses termos preveem:

  • Compreensão melhor: o acordo atualizado inclui um resumo do modelo de fácil leitura para ajudar a facilitar a compreensão dos termos.
  • Segurança mais forte: os termos atualizados proíbem vários ações – como instalar malware – que poderiam comprometer os sistemas de Wikimedia. Embora essas restrições não representem uma mudança na política, proporcionam clareza sobre o que é comportamento inaceitável.
  • Papéis mais claros: em resposta a pedidos de orientação, o acordo atualizado esclarece as funções e as responsabilidades da comunidade, incluindo editores e colaboradores. Esses termos também buscam oferecer orientações para ajudar os usuários a evitar problemas.
  • Mais comentários da comunidade: o contrato atualizado garante que futuras atualizações dos ToU serão acompanhadas por um processo de debate colaborativo. A atualização oferece aos usuários, pelo menos, um período de 30 dias de comentários antes de uma revisão importante entrar em efeito (com aprovação do Conselho). Há uma exceção de três dias para mudanças legais e administrativas urgentes.
  • Licenciamento livre mais claro: de acordo com alguns, os ToU anteriores eram por vezes confusos no que diz respeito aos requisitos de licenciamento livre. O acordo atualizado tenta explicar mais claramente esses requisitos para editores e colaboradores (sem alterar as práticas existentes).
  • Mais ferramentas contra assédio, ameaças, perseguição, vandalismo e outros problemas a longo prazo: os termos deixam claro que esses atos são proibidos. Novidade para a Wikimedia, o contrato atualizado levanta a possibilidade de uma proibição global de violações extremas em toda a Wiki, uma necessidade que foi expressa a partir de vários membros da comunidade. Enquanto o banimento global está autorizado pelos termos de uso, ele será implementado pela política comunitária.
  • Melhor proteção jurídica: os termos atualizados incorporam seções legais que são comumente usadas para ajudar a salvaguardar um site como o nosso, como a melhor explicação de nosso status de hospedagem status, bem como isenções de responsabilidade e limitações de responsabilidade para a Fundação.

Basta dizer, somos coerentes com outras organizações afins, que incorporaram acordos semelhantes, incluindo Internet Archive, Creative Commons, Mozilla Firefox, Open Source Initiative, Project Gutenberg, Linux Foundation, Stack Exchange, WikiSpaces e WordPress.com.

Sem o trabalho árduo e a especialização de nossa comunidade, este projeto teria sido impossível. Aplaudimos a participação da comunidade nesta iniciativa inovadora, que resultou nos termos mais elaborados em colaboração de uso para qualquer site principal.