Nossos projetos: Difference between revisions

From Wikimedia Foundation Governance Wiki
Content deleted Content added
imported>Thiago R Ramos
imported>Voz da Verdade
Line 83: Line 83:


[[Image:Wikisource-newberg-de.png|129px|right]]
[[Image:Wikisource-newberg-de.png|129px|right]]
Wikisource é um projeto multilingüista, iniciado em novembro de 2003, de elaboração de uma coleção de textos cujos conteúdos podem ser distribuídos livre e abertamente. Ele não é somente uma excelente forma de armazenar textos clássicos, legislações, e outras obras livres em hipertexto, como também serve de base para a tradução destes. A princípio, os textos originais, em todas as linguagens (exceto em Hebraico), estavam reunidos num único wiki. Entretanto, agora o Wikisource tem muitas edições em diversas linguagens diferenciadas.
Wikisource is a multilingual project, started in November 2003, to build a collection of texts that could be distributed as free and open content. It is not only a superior format for storing classics, laws, and other free works as hypertext, but it also serves as base for translating these texts. At the beginning, source texts in all languages (except Hebrew) were all on one wiki. However, Wikisource now has several editions in many individual languages.


As of December 2006, Wikisource offers 150,000 source texts in total. The largest is in the English Wikisource, with over 40,000 works.
Desde dezembro de 2006, o Wikisource oferece, ao todo, 150.000 textos originais. O maior deles é o Wikisource em inglês, com mais de 40.000 trabalhos.


*[http://wikisource.org/ Wikisource (multilíngüe)]
*[http://wikisource.org/ Wikisource (multilíngüe)]

Revision as of 03:20, 6 January 2007

Template:Translation Template:ProjectsLang

Todos os projetos principais da Fundação Wikimedia são desenvolvidos colaborativamente por seus usuários, através do software MediaWiki. O conteúdo é livre e distribuído sob a Licença de Documentação Livre GNU, o que significa que pode ser livremente usado, livremente editado, livremente reproduzido e livremente redistribuído, sujeito às restrições de tal licença. Veja também nossa lista de todos os projetos.

Wikipedia

A Wikipédia é um projeto destinado a construir enciclopédias livres em todos os idiomas do mundo. Todos são livres para contribuir com seu desenvolvimento.

O projeto começou em janeiro de 2001 em um idioma (Inglês) e atualmente possui mais de 5 000 000 de artigos em cerca de 200 línguas. A Wikipédia mais ampla é a em língua inglesa, com mais de 1 500 000 artigos, seguida pelas edições em alemão e em francês, com cerca de 400 000 artigos cada. Outras nove edições possuem ao menos 100 000 artigos, e mais outras 100 possuem no mínimo 1 000 artigos. Novas edições em outros idiomas são propostas e iniciadas todos os meses

Desde o início do projeto cerca de 100 000 usuários registrados fizeram ao menos dez edições. É desconhecida a quantia de pessoas que se cadastraram em mais de uma edição lingüística. Apenas o número total de contas criadas na Wikipédia em inglês ultrapassa a quantia de 1 750 000.

Algumas Wikipédias republicaram ou possuem planos de republicar periodicamente versões de seus conteúdos. A Wikipédia em alemão é publicada duas vezes ao ano na forma de DVD com a colaboração da Directmedia Publishing.

A Wikipédia também é conhecida por sua comunidade. Em 2004 conquistou o Webby Award para "Comunidade" e o Prix Ars Electronica's Golden Nica de "Comunidade Digital".


Wikcionário

O Wikcionário é um projeto para desenvolver dicionários e léxicos de conteúdo livre em todos os idiomas. O projeto foi iniciado em Dezembro de 2002 e atualmente está disponível em cerca de 100 idiomas, com mais de 1,500,000 definições somadas em todas elas. A maior edição lingüística é a em Inglês, seguida pelas em Francês, em Vietnamês e em Russo, cada uma das quatro possuindo mais de 100,000 definições. 40 outros idiomas possuem no mínimo 1,000 entradas.

Recentemente o Wikcionário e o Wikimedia Commons trabalharam em conjunto; o Wikcionário enviou ao Commons vários arquivos de som com exemplos de pronúncia, disponibilizando, com isso, todos eles para serem utilizados por mais projetos da Wikimedia.


Wikiquote

File:Wikiquote.png

O Wikiquote é um repositório de citações colhidas de pessoas famosas, livros, discursos, filmes ou qualquer outro material intelectualmente interessante. Seu acervo também inclui provérbios, mnemônicas e slogans.

O projeto foi iniciado em Julho de 2003; Em Dezembro de 2006 é composto por mais de 50 000 páginas em mais de 30 idiomas. A maior edição lingüística do Wikiquote é a em inglês, com mais de 8 000 páginas. As edições em alemão, polonês e italiano possuem, cada uma, cerca de 4 000 páginas.


Wikilivros

O Wikilivros tem como objetivo construir uma coleção de fontes de e-books livres, incluindo livros didáticos, cursos de línguas, manuais e livros fichados. Ele tem como intenção ajudar tanto na (auto-)instrução de estudantes como professores de ensino médio e universidades

O maior Wikilivros é o em língua inglesa, com mais de 22.000 módulos.O projeto começou em Julho de 2003 e possui mais de 50.000 módulos de 1000 livros em desenvolvimento, em 50 línguas.


Wikisource

Wikisource é um projeto multilingüista, iniciado em novembro de 2003, de elaboração de uma coleção de textos cujos conteúdos podem ser distribuídos livre e abertamente. Ele não é somente uma excelente forma de armazenar textos clássicos, legislações, e outras obras livres em hipertexto, como também serve de base para a tradução destes. A princípio, os textos originais, em todas as linguagens (exceto em Hebraico), estavam reunidos num único wiki. Entretanto, agora o Wikisource tem muitas edições em diversas linguagens diferenciadas.

Desde dezembro de 2006, o Wikisource oferece, ao todo, 150.000 textos originais. O maior deles é o Wikisource em inglês, com mais de 40.000 trabalhos.



Wikispecies

Wikispecies é um projeto aberto, baseado em wiki que serve para prover uma base de dados de espécies para a taxonomia. Wikispecies é focado especificamente nas necessidades dos usuários científicos, e em dezembro de 2006, possui mais de 80 000 entradas.


Wikimedia Commons

O Wikimedia Commons foi criado em Setembro de 2004 para prover um repositório central para vídeos, imagens, música, textos falados e outras mídias livres que possam ser facilmente reutilizadas por todos os projetos da Wikimedia. Em Novembro de 2006 seu acervo ultrapassou a marca de 1 000 000 de arquivos multimídia.

O Wikimedia Commons recebeu uma menção honorária como "Comunidade Digital" na edição de 2005 do Prix Ars Electronica awards em Maio de 2005.


Wikinotícias

Wikinews logo
Wikinews logo

O projeto Wikinotícias foi lançado em Dezembro de 2004 com a missão de reportar as notícias em uma grande variedade de assuntos. Desde Fevereiro de 2006, Wikinotícias está ativo em 22 línguas, e produziu mais de 25.000 artigos de notícias no total atá Dezembro de 2006.

Contribuidores de todo o mundo escrevem artigos de notícias colaborativamente. Reportagens são escritas a partir de reportagens originais de fontes externas. Todas elas têm que ter um ponto de de vista neutro.

Atualmente o Wikinotícias possui dois objetivos: prover um conteúdo livre e alternativo para sites comerciais de notícias e ter certeza de que os artigos estão sendo checados de acordo com os fatos e revistos cuidadosamente.


Wikiversidade

Wikiversity is a project dedicated to learning materials and learning communities - of all learner levels. It was set up as a Wikimedia project (in "beta" phase), on 15th August, 2006, which is subject to a review after six months. Work is ongoing to determine guidelines for its scope, including on research, at the multilingual co-ordination Wikiversity project (to clarify the scope originally approved by the board). A finalised colour scheme for the logo is also being finalised - as are the project's motto and slogan.


Projetos relacionados

MediaWiki

MediaWiki Logo
MediaWiki Logo

MediaWiki é um motor wiki liberado sob a licença GPL. O software MediaWiki é usado por todos os projetos Wikimedia e vários outros sites.

Em 2005 o MediaWiki ganhou o prêmio no les Trophées du Libre na categoria special php prize.

Veja MediaWiki, seu artigo na Wikipédia, ou seu website para mais informações.


Meta

"Meta" é uma central wiki para coordenação e desenvolvimento de todos os projetos Wikimedia. O site do Meta inclui o guia de ajuda para o MediaWiki, assim como propostas de projetos, discussões de projetos, políticas, questões de desenvolvimento e administração de todas as wikis da Wikimedia.