Nossos projetos

From Wikimedia Foundation Governance Wiki

Template:ProjectsLang

Todos os projetos principais da Fundação Wikimedia são desenvolvidos colaborativamente por seus usuários, através do software MediaWiki. O conteúdo é livre e distribuído sob a Licença de Documentação Livre GNU, o que significa que pode ser livremente usado, livremente editado, livremente reproduzido e livremente redistribuído, sujeito às restrições de tal licença. Veja também nossa lista de todos os projetos.

Wikipédia

A Wikipédia é um projeto destinado a construir enciclopédias livres em todos os idiomas do mundo. Todos são livres para contribuir com seu desenvolvimento.

O projeto começou em janeiro de 2001 em um idioma (Inglês) e atualmente possui mais de 5 000 000 de artigos em cerca de 200 línguas. A Wikipédia mais ampla é a em língua inglesa, com mais de 1 500 000 artigos, seguida pelas edições em alemão e em francês, com cerca de 400 000 artigos cada. Outras nove edições possuem ao menos 100 000 artigos, e mais outras 100 possuem no mínimo 1 000 artigos. Novas edições em outros idiomas são propostas e iniciadas todos os meses

Desde o início do projeto cerca de 100 000 usuários registrados fizeram ao menos dez edições. É desconhecida a quantia de pessoas que se cadastraram em mais de uma edição lingüística. Apenas o número total de contas criadas na Wikipédia em inglês ultrapassa a quantia de 1 750 000.

Algumas Wikipédias republicaram ou possuem planos de republicar periodicamente versões de seus conteúdos. A Wikipédia em alemão é publicada duas vezes ao ano na forma de DVD com a colaboração da Directmedia Publishing.

A Wikipédia também é conhecida por sua comunidade. Em 2004 conquistou o Webby Award para "Comunidade" e o Prix Ars Electronica's Golden Nica de "Comunidade Digital".


Wikcionário

O Wikcionário é um projeto de desenvolvimento de dicionários e tesauros (dicionários temáticos) com conteúdo livre e em todos os idiomas. O projeto foi iniciado em dezembro de 2002 e atualmente está disponível em cerca de 100 idiomas, com mais de 1.500.000 de definições somadas em todas elas. A maior edição lingüística é a em inglês, seguida pelas em francês, em vietnamês e em russo, cada uma das quatro possuindo mais de 100.000 acepções. 40 outros idiomas possuem no mínimo 1.000 entradas.

Recentemente o Wikcionário e o Wikimedia Commons trabalharam em conjunto; o Wikcionário enviou ao Commons vários arquivos de som com exemplos de pronúncia, disponibilizando, com isso, todos eles para serem utilizados por mais projetos da Wikimedia.


Wikiquote

File:Wikiquote.png

O Wikiquote é um repositório de citações colhidas de pessoas famosas, livros, discursos, filmes ou qualquer outro material intelectualmente interessante. Seu acervo também inclui provérbios, mnemônicas e slogans.

O projeto foi iniciado em julho de 2003; Atingiu o mês de dezembro de 2006 composto por mais de 50 000 páginas em mais de 30 idiomas. A maior edição lingüística do Wikiquote é a em inglês, com mais de 8 000 páginas. As edições em alemão, polonês e italiano possuem, cada uma, cerca de 4 000 páginas.


Wikilivros

O Wikilivros tem como objetivo construir uma coleção de fontes de e-books livres, incluindo livros didáticos, cursos de línguas, manuais e livros fichados. Ele tem como intenção ajudar tanto na (auto-)instrução de estudantes como professores de ensino médio e universidades.

O maior Wikilivros é o em língua inglesa, com mais de 22.000 módulos. O projeto começou em julho de 2003 e possui mais de 50.000 módulos de 1000 livros em desenvolvimento, em 50 línguas.


Wikisource

Wikisource é um projeto multilíngüe, iniciado em novembro de 2003, para a elaboração de uma coleção de textos cujos conteúdos podem ser distribuídos livre e abertamente. Ele não é somente uma excelente forma de armazenar textos clássicos, legislações, e outras obras livres em hipertexto, como também serve de base para a tradução destes. A princípio, os textos originais, em todas as linguagens (exceto em Hebraico), estavam reunidos num único wiki. Entretanto, agora o Wikisource tem muitas edições em diversas linguagens diferenciadas.

No mês de dezembro de 2006 o Wikisource possui, ao todo, 150.000 textos. O maior deles é o Wikisource em inglês, com mais de 40.000 trabalhos.



Wikispecies

Wikispecies é um projeto aberto, baseado em wiki, que serve para prover uma base de dados de espécies para a taxonomia. Wikispecies é focado especificamente nas necessidades dos usuários científicos, e em dezembro de 2006, possui mais de 80 000 entradas.


Wikimedia Commons

O Wikimedia Commons foi criado em setembro de 2004 para prover um repositório central para vídeos, imagens, música, textos falados e outras mídias livres que possam ser facilmente reutilizadas por todos os projetos da Wikimedia. Em novembro de 2006 seu acervo ultrapassou a marca de 1 000 000 de arquivos multimídia.

O Wikimedia Commons recebeu uma menção honorária como "Comunidade Digital" na edição de 2005 do Prix Ars Electronica awards em maio de 2005.


Wikinotícias

Wikinews logo
Wikinews logo

O projeto Wikinotícias foi lançado em dezembro de 2004 com a missão de reportar as notícias em uma grande variedade de assuntos. Desde fevereiro de 2006, Wikinotícias está ativo em 22 línguas, e produziu mais de 25.000 artigos de notícias no total atá dezembro de 2006.

Contribuidores de todo o mundo escrevem artigos de notícias colaborativamente. Reportagens são escritas a partir de reportagens originárias de fontes externas. Todas elas têm de ter um ponto de de vista neutro.

Atualmente o Wikinotícias possui dois objetivos: prover um conteúdo livre e alternativo para sites comerciais de notícias e ter certeza de que os artigos estão sendo checados de acordo com os fatos e revistos cuidadosamente.


Wikiversidade

A Wikiversidade é um projeto dedicado às comunidades estudantis e a conteúdos disciplinares - em todos os níveis de escolaridade. Ela foi iniciada como um projeto da Wikimedia (em sua fase beta, de testes) em 15 de agosto de 2006, sujeita a ser revisada após seis meses. Este trabalho está progredindo para determinar as diretrizes de seu escopo, inclusive nas formas de pesquisa, na coordenação do projeto multilingüista da Wikiversidade (para clarificar, o escopo inicialmente aprovado). Um esquema final de cores para o logo também está sendo terminado - e também a escolha do lema e propagandas do projeto.


Projetos relacionados

MediaWiki

MediaWiki Logo
MediaWiki Logo

MediaWiki é um motor wiki liberado sob a licença GPL. O software MediaWiki é usado por todos os projetos Wikimedia e vários outros sites.

Em 2005 o MediaWiki ganhou o prêmio no les Trophées du Libre na categoria special php prize.

Veja MediaWiki, seu artigo na Wikipédia, ou seu website para mais informações.


Meta

"Meta" é uma central wiki para coordenação e desenvolvimento de todos os projetos Wikimedia. O site do Meta inclui o guia de ajuda para o MediaWiki, assim como propostas de projetos, discussões de projetos, políticas, questões de desenvolvimento e administração de todas as wikis da Wikimedia.