Archive:Press releases/Version .5/Português

From Wikimedia Foundation Governance Wiki
Revision as of 18:42, 28 November 2007 by Mschlindwein (talk | contribs) (Evitar traduzir "Wikimedia Foundation" (a pedido da própria Wikimedia Foundation).)

Template:PR lang

Wikimedia anuncia o lançamento de Wikipedia Versão 0.5 - Uma coleção de artigos em CD da Wikipedia em Inglês

17 de abril de 2007 ST. PETERSBURG, FL – A Wikimedia Foundation e Linterweb anunciam o lançamento de Wikipedia Versão 0.5, um disco compacto com uma coleção de aproximadamente 2.000 artigos da Wikipedia em inglês. O projeto abre o caminho para muitas outras coleções, com grandes lançamentos planificados numa variedade de línguas.

“Estamos muito contentes com Wikipedia Versão 0.5, porque isto reflete a missão da Wikimedia Foundation de fazer do conhecimento algo disponível para cada ser humano. Isto não só permite a chegada do conhecimento às pessoas sem acesso a Internet, mas também mostra alguns dos melhores artigos criados na Wikipedia”, disse Florence Devouard, presidenta da Wikimedia Foundation.

Usando um software desenvolvido por Linterweb, Wikipedia escolheu artigos baseados no critério de qualidade e importância postos pela comunidade. Os temas cobertos incluem, entre outros, geografia, artes, literatura, ciência, história e ciências naturais. Os usuários podem encontrar os artigos usando um motor de busca incorporado ou navegando as páginas.

Martin A. Walker, um professor de química da Universidade Estatal de Nova York em Potsdam, jogou um importante papel na produção de Wikipedia Versão 0.5 e em critérios que se põem para a seleção dos artigos.

”Ainda que isto seja só uma lançamento de prova, realmente tratamos de produzir um pouco de o qual a comunidade de Wikipedia se senta orgulhosa" disse Walker. "Quisemos cobrir a maior quantidade de temas, enquanto também incluímos uma seleção de artigos que são considerados o melhor da Wikipedia. Estes 'artigos em destaque' pretendem ter uma boa escritura e ser compreensíveis, estando livre de erros, parcialidades, vandalismos e publicidade", expressa Walker.

Wikimedia França estava na vanguarda de produzir uma coleção em CD, cumprindo e assegurando o trato com Linterweb, uma empresa de tecnologia francesa. No futuro, Wikimedia França também tem o objetivo de produzir um CD em língua francesa através de Linterweb. A colaboração francesa/inglesa foi muito acertada e os dois grupos continuam compartilhando idéias e recursos.

Wikipedia Versão 0.5 pode ser adquirida em http://www.wikipediaondvd.com. Ademais, distribuidores foram contratados para ajudar com a venda do CD. LinterWeb constrói um programa de afiliação para webmasters interessados em publicitar o CD http://www.regipub.com, a quem se lhes devolverá uma percentagem das vendas geradas. Parte dos benefícios será doada à Wikimedia Foundation. O CD será compatível com Macintosh (Intel) OS X, Windows (desde o Windows 98 em adiante) e Linux.

Além de Wikipedia Versão 0.5, um DVD com artigos da Wikipedia em polaco será lançado nas próximas semanas. Produzido por Wikimedia Polônia e Helion Co., o DVD incluirá 239.000 artigos chequeados manualmente e 59.000 imagens.

Para mais informação, por favor contate a Sandra Ordonez ao +1-727-231-0101.

Sobre a Wikimedia Foundation

A Wikimedia Foundation, Inc., é uma organização sem fins lucrativos dedicada a promover o crescimento, desenvolvimento e distribuição de conteúdo livre em múltiplos idiomas. A Wikimedia Foundation dá vida aos sites da Wikipedia e outros de projetos irmãos, como Wiktionary, Wikisource, Wikinews e o repositorio de imagens Commons.

Sobre Linterweb

LinterWeb é uma companhia francesa de cinco anos, que originalmente se dedica ao desenvolvimento web, com quase todos seus trabalhos disponíveis em software de código aberto. Historicamente, LinterWeb se especializou na exploração de dados, ferramentas de indexação, sites web de consultas e recuperação de informação geográfica. Para mais informação, visite http://www.linterweb.fr.