Relatório de Finanças

From Wikimedia Foundation Governance Wiki
Revision as of 00:13, 25 August 2008 by Az1568 (talk | contribs) (liink)

Template:FinanceLang

Plano Anual 2008/2009

Relatório de Finanças

2006-2007

Atualizado em Fevereiro/2008

Caros,

Apesar de um pouco mais tarde do que inicialmente gostaríamos, estou contente por anunciar que o Board of Trustees da Wikimedia Foundation aprovou as demonstrações financeiras da Fundação de 2006/2007.

Os demonstrativos financeiros estão atualmente publicados na wiki da Fundação em:

Wikimedia 2007 fs.pdf

Os demonstrativos financeiros foram aprovados após a consideração cuidadosa do Comitê de Auditoria e a revisão do relatório dos auditores e dos próprios registros da Fundação. Trazemos auditores para fazer uma análise da saúde financeira da Fundação - o que inclui considerável escrutínio das nossas despesas e receitas, bem como da administração geral e de rotinas internas da Fundação.

"Por que a demora?", vocês podem perguntar. Esperávamos inicialmente divulgar os demonstrativos alguns meses antes, mas era necessário mais tempo para a Fundação rever as finanças e trabalhar com os nossos auditores sediados na Flórida.

E porque é que precisamos de mais tempo? É bastante normal que as auditorias levem mais tempo para concluir do que estava previsto. Os projetos da Fundação (e sua popularidade) cresceram significativamente durante o ano passado, o que quer dizer que as despesas(número de transações) aumentaram. Isso significa que havia mais trabalho a ser feito. Além disso, haviam ocorrido alterações na equipe (por exemplo, o contador), o que resultou em algumas perdas de memória institucional que dificultaram a preparação da auditoria. Portanto, não é surpreendente que a auditoria tenha sido bem morosa. Está acabada, e isso é o que interessa.

Neste aspecto, o Board of Trustees gostaria de reconhecer o trabalho difícil de duas pessoas da Fundação que passaram muitas horas tanto apoiando a campanha, como ajudando simultaneamente na mudança dos escritórios e na análise dos nossos livros: Oleta McHenry e Mona Venkateswaran. Gostaria de dar uma nota de agradecimento especial a Oleta, pelas infinitas horas gastas nos livros. A Mona, particularmente, ajudou a fortalecer (ela diria provavelmente a criar...) os nossos procedimentos e controles financeiros. Eu também gostaria de agradecer pessoalmente o nosso Comitê de Auditoria pela sua energia e esforço. Esta revisão como um todo não foi uma tarefa pequena - queremos agradecer a todos os envolvidos que nos ajudaram na conquista desta etapa.

Com o sucesso desta auditoria, teremos um excitante ano por vir, cheio de expectativas. Há novos projetos em discussão, novas pesquisas estão em curso (UNU-Mérito do estudo é um bom exemplo), novos funcionários uniram-se à Fundação, existe uma nova sede no coração do Vale do Silício, e, naturalmente, o crescimento contínuo de todos os projetos da Fundação e seus respectivos leitores.

Em nome do Board of Trustees, gostaria de agradecer a todos pela paciência em esperar por esses resultados. Acho que irão concordar que valeu a pena esperar para ter certeza de que estávamos em boa forma.

Obrigada pela atenção,

Florence Devouard, Chair Wikimedia Foundation

Demonstrativos financeiros auditados da Wikimedia Foundation, Inc. para o exercício fiscal encerrado em 30 de junho de 2007 estão disponíveis. A empresa Gregory Sharer & Stuart (http://www.gsscpa.com) trabalhou nestes documentos.

  • Demonstrativo de finanças, 2007 (158KB, pdf)


2004-2005 e 2006

Demonstrativos de finanças auditados da Wikimedia Foundation, Inc. para os exercícios fiscais encerrados em 30 de junho de 2004, 2005 e 2006, inclusive, estão disponíveis. A empresa Gregory Sharer & Stuart (http://www.gsscpa.com) trabalhou nestes documentos.

Demonstrativo de finanças do semestre

Links úteis

Formulário 990

Orçamento

Auditoria