Archive:Press releases/English Wikipedia Publishes Millionth Article/Português

From Wikimedia Foundation Governance Wiki
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Wikipédia publica o seu milionésimo artigo em inglês

S. Petersburgo, Florida, Estados Unidos da América, 1 de Março de 2006

A Wikimedia Foundation anunciou hoje a criação do 1 000 000º artigo na edição em língua inglesa da Wikipédia. O artigo sobre a estação de comboio de Jordanhill na Escócia, foi iniciado pelo contribuidor, da Wikipédia, Ewan Macdonald. A Wikipédia é uma enciclopédia, poliglota, online gratuita e livre com 3,3 milhões de artigos em desenvolvimento activo em mais de 125 línguas.

O texto completo da Wikipédia em inglês está localizado em en.wikipedia.org. Para além dos artigos, a edição em inglês da Wikipédia oferece dúzias de linhas de tempo gráficas e portais sobre assuntos específicos. O seu repositório de multimédia inclui quarenta mil imagens e centenas de músicas, vídeos e animações completas, os quais estão disponíveis para livre distribuição e recebe dezenas de milhares de visitas por dia.

Apesar de o seu método de edição ser novo e controverso, a Wikipédia já ganhou vários prémios pela sua cobertura detalhada de vários eventos actuais, de cultura popular e tópicos científicos, pela usabilidade e pela sua comunidade internacional de contribuidores. A BBC News designou a Wikipédia como "Uma das fontes de informação de mais confiança on-line ou off-line." Daniel Pink, autor e colunista da WIRED Magazine, descreveu a Wikipédia como "a biblioteca do futuro, viciante e que se organiza e repara a si própria"; Tim Berners-Lee, pai da Web, designou-a como "a fonte de todo conhecimento."

A Wikipédia é um projecto da Wikimedia Foundation; originou outros projectos irmãos, incluindo um dicionário, uma biblioteca de livros de texto, um repositório de citações, um website de notícias, e um repositório multimédia. Estes projectos são todos operados pelo software de código aberto MediaWiki.

Sobre a Wikipédia

Imagine a world in which every single person on the planet is given free access to the sum of all human knowledge. That's what we're doing. -- Jimmy Wales, fundador da Wikipédia

Iniciada em Janeiro de 2001, a Wikipédia é a enciclopédia mais actual, maior e de mais rápido crescimento no mundo. O seu conteúdo é criado inteiramente por voluntários que contribuem, actualizam, e revisam artigos num processo colaborativo. A edição em língua inglesa contém 20 milhões de hiperligações internas, e incorpora 65 mil edições e 1 700 novos artigos por dia.

O conteúdo da Wikipédia é escrito para uma audiência geral, e é continuamente revisto para clarificação, leitura e exactidão. Textos, imagens e sons originais publicados na Wikipédia são licenciados sob a GNU Free Documentation Licence (GFDL), que permite aos utilizadores copiar e modificar o trabalho de cada um baseado num princípio conhecido como "copyleft." A base de dados pode ser inteiramente descarregada gratuitamente.

Embora o projecto tenha sido alvo de críticas durante 2005 por inexactidão factual em alguns dos seus artigos, o prestigiado jornal de ciência Nature avaliou o conteúdo cientifico da Wikipédia, chegando à conclusão que este tinha apenas mais alguns erros menores do que a publicação veterana Encyclopedia Britannica. Todos esses erros especificados foram imediatamente corrigidos nos artigos da Wikipédia. Outras revisões, menos formais foram geralmente positivas.

Sobre a Wikimedia

A Wikimedia Foundation, Inc. é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a encorajar o crescimento, desenvolvimento e a livre distribuição de conteúdo poliglota e de providenciar o conteúdo completo destes projectos baseados em wiki para o público, gratuitamente. A Wikimedia Foundation opera alguns dos maiores projectos de referência colaborativa-editada do mundo, incluindo a Wikipédia, um dos 25 websites mais visitados. Os prémios da Wikipédia e da Wikimedia incluem o Prémio Webby, o Prix Ars Electronica Golden Nica, o Prémio de Criação Web da Associação de Publicitários do Japão e o Prémio de Tecnologia Mundial em Tecnologia de Comunicações.

A Wikimedia Foundation foi criada em 2003 para administrar a operação dos projectos existentes, e está sediada em S. Petersburgo, Florida, EUA. A Wikimedia possui delegações locais no Reino Unido, na Alemanha, França, Itália, Sérvia e Montenegro, e Polónia, para além de delegações no Canadá, Índia, China, Austrália e Holanda que estão actualmente em desenvolvimento.

A maioria das operações da Wikimedia Foundation são financiadas por doações de leitores e de contribuidores, geralmente de € 42 ou menos. O seu orçamento de 2005 foi de € 620 269, e baseado no aumento do tráfico, o orçamento de 2006 é esperado que seja significativamente mais alto.

Mais informação

Contacto

Para perguntas e entrevistas, por favor contactar press@wikimedia.org ou (em inglês apenas):

Jimmy Wales, Chair, Board of Trustees, Wikimedia Foundation
Telefone: +1-310-474-3223
Correio electrónico: jwales@wikia.com

Angela Beesley, Board of Trustees, Wikimedia Foundation
Telefone: (+44)-208-816-7308
Correio electrónico: abeesley@wikimedia.org

Contactos regionais

Outros contactos regionais disponíveis.