Sobre a Wikimedia

From Wikimedia Foundation Governance Wiki
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)

Template:AboutLang

A Wikimedia Foundation Inc. é a mantenedora de vários projetos de conteúdo livre, incluindo a Wikipédia, a premiada enciclopédia online.

Qual é a principal missão da fundação?

A missão da Wikimedia Foundation é autorizar e unir pessoas ao redor do mundo para coletar e desenvolver conteúdos educacionais sob uma licença de conteúdo livre ou que sejam de domínio público e de disseminar tais objetivos de forma efetiva e global.

Com a colaboração de uma rede de escritórios nacionais, a Fundação provê a infra-estrutura essencial e uma base organizacional para o suporte e desenvolvimento de projetos multilíngües em meio wiki e outros esforços nos quais auxiliem em cumprir com esta missão. A Fundação tem a vontade de criar e manter, através de seus projetos, informações úteis na Internet gratuitamente, para sempre.

Veja também nossa declaração de missão.

Vocês são uma instituição beneficiente?

A Wikimedia é uma corporação beneficiente e sem fins lucrativos, constituída de acordo com as leis da Flórida, EUA. Totalmente auditada, a Wikimedia Foundation é listada como uma organização beneficiente no diretório Guidestar, bem como em seus parceiros. A Wikimedia Foundation é isenta de impostos (501(c)(3)) nos Estados Unidos da América.

A existência da Wikimedia foi anunciada oficialmente pelo fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, em 20 de Junho de 2003. Os estatutos da Wikimedia Foundation Inc. estão disponíveis online.

Quais projetos vocês mantém?

A Wikimedia Foundation mantém a Wikipédia, a famosa enciclopédia online, que esteve entre os dez sites mais visitados da Web em meados de 2007. Da fundação da Wikipédia, em janeiro de 2001, até a incorporação da Wikimedia Foundation em junho de 2003, o nosso crescimento foi escalar. A versão em inglês da Wikipédia, nosso primeiro projeto, expandiu de 135 mil artigos na época da incorporação para 2,2 milhões de artigos hoje. Wikipédias em outros nove idiomas têm mais de 250 mil artigos.

Contudo, a fundação também opera vários projetos além da Wikipédia, como Wikimedia Commons, o repositório de imagens e outros meios de comunicação livre, que ultrapassou um milhão de imagens em novembro de 2006. Wikcionário, o dicionário livre, tem oito dicionários com mais de 50 mil entradas, três das quais com mais de 200 mil definições. Wikisource, um repositório de documentos originais, está com quase 150 mil páginas de conteúdo, na sua versão em inglês. Wikiquote (citações), Wikibooks (colaborativamente escrevendo livros), Wikinotícias (jornalismo), e a Wikiversity (desenvolvimento curricular), todas continuarão a crescer seguindo a mesma tendência.

Globalmente, os nossos projetos têm mais de 7,8 milhões de páginas, de 2,2 milhões de imagens e 5 milhões de contas registradas.

Wikitravel, Omegawiki e Wikia são projetos wikis separados, que não são geridos pela Wikimedia Foundation.

Mais informações podem ser encontradas sobre nossos projetos. Por exemplo, este é um relatório sobre o status do Wikisource (em inglês).

Como a fundação está organizada?

O Wikimedia Board of Trustees (conselho de administração) gere a organização sem fins lucrativos e supervisiona a solicitação e distribuição dos donativos. O Board of Trustees é a derradeira autoridade corporativa na Wikimedia Foundation Inc. (artigo IV, sec. 1 dos estatutos da Wikimedia Foundation). O conselho tem o poder para dirigir as atividades da fundação.

Este site inclui uma lista completa de notas do Board, de reuniões até ao final de 2005.

Em 2006, mudou para um sistema duplo, apresentando ambas pequenas minutas de reuniões (geralmente não publicadas) e resoluções. Também criou uma coleção de comissões e contratou o nosso primeiro diretor executivo, Brad Patrick, em junho de 2006. A maior parte da interação entre os membros da direção, funcionários, membros da comissão, os desenvolvedores e comunidade acontece online, em nossas wikis, em mailing lists, e através de bate-papo eletrônico (IRC). Temos, no entanto, ter oportunidades de frente-a-frente, durante o Wikimania (nossa conferência anual), durante o retiros ou reuniões ao vivo.

Temos apenas um escritório, localizado na Califórnia (EUA), em que vários de nossos funcionários estão trabalhando. Todos os membros da Comissão Executiva e outros funcionários trabalham remotamente. Nosso staff é composto por onze pessoas (desde meados de 2007); isto não inclui os muitos voluntários, desde membros do Board a revisores.

No final de 2006, grandes mudanças tiveram lugar na organização, incluindo quatro novos membros em três meses, mudança na presidência da fundação, instalação de um conselho consultivo, e revisão nos estatutos.

Mais informações sobre a atividade da fundação podem ser encontradas em

Quem são os membros do Board of Trustees da Wikimedia Foundation?

Em Janeiro de 2004, Jimmy Wales indicou Tim Shell e Michael Davis para o Board of Trustees da Wikimedia Foundation e depois fez um chamado por candidaturas de representantes da comunidade [1].

Em Junho de 2004, foi feita uma eleição para dois membros da comunidade para o Board. Depois de um mês de campanha e duas semanas de votação online, Angela Beesley e Florence Nibart-Devouard foram eleitas para juntar-se ao conselho. Elas foram reeleitas no ano seguinte, em Julho de 2005.

Em Julho de 2006, Angela Beesley anunciou a sua resignação e em Setembro de 2006, Erik Möller foi eleito como seu suplente. Em Dezembro de 2006, a Wikimedia Foundation adicionou dois novos membros, Kat Walsh e Oscar van Dillen. Tim Shell resignou-se do cargo e foi substituído por Jan-Bart de Vreede, que foi nomeado vice-presidente. Em Julho de 2007, uma eleição foi feita devido à expiração dos mandatos de Möller, Walsh e van Dillen. Möller e Walsh foram reeleitos, e van Dillen foi substituído por Frieda Brioschi. No final de 2007, Erik Moeller e Michael Davis retiram-se do Board e em Fevereiro de 2008 foram nomeados Michael Snow e Domas Mituzas.

Em Fevereiro de 2008, a lista dos membros é:

  • Frieda Brioschi
  • Florence Devouard (presidente)
  • Domas Mituzas
  • Michael Snow
  • Jan-Bart de Vreede (vice-presidente)
  • Jimmy Wales
  • Kat Walsh

Biografias e mandatos dos atuais membros podem ser encontrados em Board.

Como a fundação serve à sua missão?

Primeiro, a Wikimedia Foundation possui os servidores da Wikimedia junto com o nome de domínio e as marcas comerciais de todos os projetos da Wikimedia e MediaWiki. A fundação geralmente apoia todos os custos de hospedar os projetos e mantê-los em funcionamento. Os colaboradores mantém os direitos autorais para os seus próprios conteúdos mas devem divulgá-la sob uma licença livre, mais comumente a GNU FDL, permitindo que qualquer pessoa possa continuar a utilizá-lo para qualquer finalidade, em perpetuidade. Através deste princípio de livre conteúdo, garantimos que o nossos trabalhos nunca serão perdidos, para a humanidade.

Além disso, a fundação desempenha um papel importante no desenvolvimento inovador dos projetos, que ligam as pessoas, promovendo a colaboração com outras partes, entre outros. Em especial, cada um dos nossos projetos tem requisitos tecnológicos únicos, que foi feita pela nossa pequena mas eficiente equipe de programadores. A mais alta prioridade em 2007 será uma renovada ênfase na garantia da qualidade. Isso irá incluir mecanismos para identificar confiáveis versões de conteúdo, como os artigos da Wikipedia.

Para garantir o sucesso em todos os empreendimentos da fundação, é necessária a colaboração com organizações e empresas em todo o planeta. Nosso planejamento financeiro inclui profissionais que irão exercer essas parcerias estratégicas, bem como coordenar a nossa crescente rede de organizações em vários países.

Como é gasta a receita ?

A maioria dos gastos da Wikimedia Foundation é em apoiar nossos programas. Todas as nossas despesas são para a manutenção do hardware e da largura de banda que mantêm nossos websites instalados e funcionando.

A maior despesa da Wikimedia Foundation é hardware, seguido por despesas de hospedagem e banda. A fundação aumentou o seu inventário de hardware de computadores progressivamente para satisfazer a procura. Aqui está um status, atualizado freqüentemente, deste hardware: Wikimedia hardware status.

A principal razão para o aumento é o nosso crescimento de tráfego. No final do ano de 2006, Comscore listou a "Wikipedia Sites", como o site número seis no mundo, medido por visitantes únicos (*). A Wikipédia, nossa website mais famosa, recebeu cerca de 285000 visitas por minuto. A Wikimedia Foundation está preocupada com a capitalização e compromissos operacionais necessários para manter estes sistemas rodando de forma confiável. Estes custos, por si só, ultrapassaram os US $ 2,5 milhões no ano de 2007.
(*) Exclui o tráfego de telefones celulares, PDAs e computadores públicos, como os cibercafes.

Registro de domínio e marcas registradas são outra parte das despesas da Wikimedia. A fundação já possui alguns dos seus nomes de domínio ativos e relacionados secundária/tangencialmente, enquanto outros ainda estão livres ou foram já tomados.

Devido ao aumento no departamento pessoal, as despesas administrativas aumentaram. Globalmente, no entanto, a atribuição de fundos para despesas é baixa, devido a dependência da Wikimedia Foundation das doações online para a maioria das suas receitas. A fundação não se envolve em "direct mail" ou campanhas publicitárias. Dada a presença on-line da Wikimedia Foundation, faz sentido comunicar e pedir doações no mesmo espaço virtual. Até esse momento, tem sido eficaz.

Os custos foram mantidos baixos nos últimos três anos, em especial porque a maioria das pessoas estão ajudando voluntariamente.

Veja também: Planejamento da distribuição de gastos 2007-2008

De onde vem o dinheiro?

Desde Julho de 2007, a Wikimedia é financiada principalmente através de doações privadas, mas também através de várias subvenções e doações de servidores e hospedagem (veja benfeitores).

A Wikimedia Foundation recebe doações de mais de 50 países ao redor do mundo. A maior parte das doações para a fundação provêm de países de língua inglesa (Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália). Mais de metade dessas doações são anônimas. Apesar das doações individuais serem relativamente pequenas, os seus números têm garantido nosso sucesso.

A Wikimedia Foundation visa aumentar a receita ao encontrar meios alternativos de apoio, incluindo subsídios e patrocínios, bem como a venda de WikiReaders (versões em PDF dos livros ou artigos da Wikipédia). Houve também discussão de vender uma versão da cópia de uma parte significativa da Wikipédia, como um projeto "Wikipédia 1.0".

Atualmente não utilizamos publicidade como uma fonte de receitas.

A Wikimedia Foundation possui o status 501(c)(3), de isenção de impostos nos Estados Unidos. Doações feitas a partir de outras nações também podem ter o imposto dedutível. Veja dedutibilidade de doações para mais detalhes. Por favor, consulte nossa página de fundos para mais detalhes sobre fazer doações via PayPal, MoneyBookers ou por correio postal. Para todos os outros tipos de doação, entre em contato com Sue Gardner em sgardner at wikimedia.org.

Vocês tem auditoria financeira?

Nossas demonstrações financeiras foram auditadas para o ano fiscal de 2004, 2005 e 2006 por Gregory Sharer & Stuart [2] e são compatíveis com os princípios contábeis geralmente aceitos.

Links para as demonstrações financeiras: As demonstrações financeiras 2006-2007 Últimas informações financeiras podem ser encontradas no relatório de Finanças.

O que é Wikia? É parte da Wikipédia? É mais um dos projetos da Wikimedia Foundation?

A Wikimedia Foundation é uma fundação sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento e promoção do conteúdo gratuito. Em 2004, Jimmy Wales e Angela Beesley fundaram a Wikia, Inc., com a idéia de utilizar o mesmo modelo que os projetos Wikimedia para criar uma vasta coleção de wikis dedicadas aos conteúdos que não se encaixa no modelo de qualquer projeto Wikimedia. Entre os primeiros membros da Wikia estavam Jimmy Wales, Angela Beesley, e Michael Davis, que na altura eram os três membros da direção da Wikimedia Foundation. A Wikia é, no entanto, uma empresa totalmente independente.

De certa forma os sites da Wikia são semelhantes aos da Wikipédia: oferecem conteúdo gratuito, que qualquer pessoa pode editar. Por outro lado, também são diferentes: a Wikia tende a ter mais conteúdo especializado, e apresenta guias de fãs, informações sobre viagens, how-to wikis, e a Desciclopédia, uma paródia da popular Wikipédia. Diferentemente da Wikipédia, que é financiada por doações, a Wikia é financiada por investidores e pela publicidade.

Wikimedia e Wikia têm um relacionamento saudável, e várias pessoas que contribuem em um projeto contribuem para o outro. Elas são, no entanto, companhias separadas com diferentes modelos de negócios.

Veja Wikia, Inc não é a contrapartida comercial à Wikipédia ou da Wikimedia Foundation para mais pormenores sobre as relações entre Wikia e Wikimedia.

Como contactar a fundação?

Para detalhes, veja "Contacte-nos".