News

A procura pelo Som de Todo o Conhecimento Humano tem início: Concurso global visa identificar o primeiro logotipo sonoro para projetos da Wikipedia e Wikimedia

Wikimedia Sound Logo

Músicos, criativos, fãs da Wikipedia e do movimento de conhecimento livre da Wikimedia são incentivados a enviar seus logotipos sonoros de 13 de setembro a 10 de outubro em soundlogo.wikimedia.org

This post is also available in: اَلْعَرَبِيَّةُ, 中文, Bahasa Indonesia, Deutsch, English, Español, Français, हिंदी, & 한국어.

Atualização: O envio de logos sonoros para o concurso O Som de Todo o Conhecimento Humano está encerrado. A votação para escolher o vencedor entre os 10 melhores sons acontecerá de 6 a 19 de dezembro na Wikimedia Commons, e o vencedor será anunciado em 2023. Entre 13 de setembro e 10 de outubro, recebemos 3.235 logos sonoros de 2.094 participantes em 135 países. Para saber mais sobre os resultados, veja nosso post em Diff.

13 de setembro de 2022 — Hoje, a Fundação Wikimedia, a organização sem fins lucrativos que apoia os projetos da Wikipédia e da Wikimedia, está lançando O Som de Todo o Conhecimento Humano, um concurso global para encontrar um logotipo sonoro para os projetos da Wikipédia e da Wikimedia. Logotipos sonoros podem ser enviados a partir de agora até 10 de outubro em soundlogo.wikimedia.org

Logotipos sonoros, também conhecidos como marcas registradas sonoras ou logotipos sónicos, aproveitam uma pequena coleção de sons para representar uma marca em configurações audiovisuais e somente de áudio. Os logotipos sonoros têm se tornado populares juntamente com o crescimento global da tecnologia de áudio, com o número de usuários ativos de assistentes de voz crescendo de 544,1 milhões de usuários em 2015 para 2,6 bilhões de usuários em 2021.

Os projetos da Wikimedia potencializam cada vez mais outros sites e consultas de conhecimento geral em dispositivos assistidos por voz. Um logotipo sonoro ajudará a garantir que os ouvintes saibam quando estão acessando conhecimentos de sites da Wikipedia ou da Wikimedia em qualquer lugar online.

“À medida que as pessoas se deparam com conhecimentos provenientes de projetos da Wikimedia de novas maneiras, a marca Wikimedia precisa estar presente em novos formatos”, afirmou Zack McCune, Diretor de Marca da Fundação Wikimedia. “O concurso de logotipo sonoro pede aos participantes que considerem como é o som do conhecimento livre? Preparamos um concurso que visa responder a essa pergunta ao mesmo tempo em que reflete a sabedoria coletiva do etos da multidão dos projetos e movimentos da Wikimedia.”

O concurso foi elaborado pela Fundação Wikimedia, trabalhando de forma muito próxima com o movimento Wikimedia, os voluntários que escrevem e editam projetos da Wikipédia e Wikimedia. O concurso está baseado em concursos de logotipos anteriores realizados por voluntários, incluindo o concurso de 2003 que identificou a versão mais antiga do globo de quebra-cabeças da Wikipedia. A participação a nível global no concurso visa refletir o espírito aberto e colaborativo dos projetos da Wikimedia e do movimento do conhecimento livre.

Os logotipos sonoros enviados para o concurso serão analisados por um comitê de seleção de sete colaboradores voluntários da Wikimedia, bem como por cinco especialistas em som e um musicólogo reunidos pela MassiveMusic. O comitê usará seus conhecimentos para selecionar dez sons que possam ser facilmente lembrados, adotados em diferentes configurações de áudio e que reflitam os valores do movimento Wikimedia. Esses dez sons serão colocados em votação para selecionar o logotipo sonoro vencedor a partir de 29 de novembro.

O ganhador (a ser divulgado em 2023) receberá um prêmio de US$ 2.500 e uma viagem a um estúdio de gravação para regravar o logotipo sonoro com a ajuda da MassiveMusic. Os dez finalistas receberão brindes de edição limitada do logotipo sonoro.

“O concurso de logotipo sonoro tem como base a tradição do nosso movimento organizar tanto concursos globais de fotografia quanto concursos de logotipo visual e traz a marca da Wikimedia para um novo cenário: o som”, afirmou Lodewijk Gelauff, uma das pessoas que iniciou o concurso Wiki Loves Monuments e um de sete colaboradores da Wikimedia membro do comitê de seleção do concurso. “Já passou da hora de termos um logotipo sonoro para o movimento Wikimedia. Estamos empolgados em reunir nosso próprio conhecimento junto com experiência em som para finalmente identificar, com o movimento, um logotipo sonoro que nos representa e conecta o conhecimento da Wikimedia em todas as plataformas.”

O concurso O Som de Todo o Conhecimento Humano apoia a direção estratégica do movimento para 2030 e, mais especificamente, a recomendação de Inovar no Conhecimento Livre

“É um enorme prazer trabalhar junto com os voluntários da Wikimedia e a Fundação neste projeto verdadeiramente único e com visão para o futuro. Em um mundo onde áudio como primeiro ponto de contato está evoluindo – pense em mídias sociais, alto-falantes inteligentes, plataformas de streaming de vídeo, podcasts, aplicativos – nosso objetivo comum é garantir que o conteúdo da Wikimedia seja representado por meio de som, agora e no futuro”, afirmou Aifric Lennon, Diretor de Contas e Estrategista de Pesquisa da MassiveMusic. “A música tem esse poder especial de atravessar fronteiras e unir comunidades. Estamos na expectativa para revisar os logos sonoros que vão ser enviados do mundo todo e ajudar o movimento Wikimedia pelo conhecimento livre a encontrar um som unificador que representa seus valores.”

Contato de imprensa

press@wikimedia.org 

Sobre a Fundação Wikimedia

A Fundação Wikimedia é a organização sem fins lucrativos responsável por Wikipédia e os outros projetos de conhecimento livre da Wikimedia. Nossa visão é um mundo em que cada ser humano possa compartilhar livremente a soma de todo o conhecimento. Acreditamos que todos têm o potencial de contribuir de alguma forma para o nosso conhecimento compartilhado e que todos devem poder ter acesso a esse conhecimento livremente. Nós hospedamos a Wikipédia e os projetos da Wikimedia, criamos experiências de software para leitura, colaboração e compartilhamento de conteúdo da Wikimedia, apoiamos as comunidades e parceiros voluntários que tornam a Wikimedia possível e defendemos políticas que permitem que a Wikimedia e o conhecimento livre prosperem. A Fundação Wikimedia é uma organização isenta de impostos 501(c)(3) dos Estados Unidos com escritórios em São Francisco, Califórnia, EUA.

Para maiores informações sobre O Som de Todo o Conhecimento Humano, visite: soundlogo.wikimedia.org 

Logotipo sonoro perguntas frequentes (FAQ)

Read more Translations

Help us unlock the world’s knowledge.

As a nonprofit, Wikipedia and our related free knowledge projects are powered primarily through donations.

Donate now

Contact us

Questions about the Wikimedia Foundation or our projects? Get in touch with our team.
Contact

Photo credits

Wikimedia Sound Logo

Wikimedia Sound Logo press release image-05

Wikimedia Foundation